TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica talvez seja o procedimento estético mais conhecido no mundo. Isto se deve ao fato de conseguirmos tratar rugas na face de maneira bastante efetiva num procedimento rápido e pouco invasivo. Existem várias marcas de toxina botulínica, sendo o Botox® a mais conhecida.

A toxina botulínica atua bloqueando receptores neuromusculares que recebem o comando para que o músculo contraia. Ao ocorrer esta contração, a pele se dobra e, com os movimentos repetidos ao longo de anos, em algum momento da vida inicia a formação de rugas.
Isso pode acontecer em idades diferentes entre as pessoas, dependendo das características específicas de pele de cada uma, força muscular, expressões faciais fortes, etc.

É importante salientar que a toxina botulínica trata rugas dinâmicas, ou seja, rugas que se formam durante a expressão facial. Não trata rugas estáticas, que são as rugas profundas visíveis mesmo sem movimentação facial.

A aplicação é dolorosa?

Leia mais

A aplicação é feita com agulha bastante fina, o que para a maioria das pessoas é bem suportável. Podemos aplicar anestésicos em creme na pele, mas estes proporcionam apenas uma breve diminuição de sensibilidade.

Com que idade posso fazer?
Não existe idade limite determinada. A toxina botulínica deve ser aplicada assim que as rugas começam a aparecer, desde que isso incomode o/a paciente. Temos recebido cada vez mais pacientes jovens, com a intenção de prevenir que estas rugas piorem.

O resultado é imediato?
Não. A toxina botulínica leva de 2 a 5 dias para “internalizar” e bloquear estes receptores, e só então você notará resultado. O resultado final será visto em torno de 15 dias.

Quanto tempo dura o efeito?
O fabricante registra em sua bula que o resultado dura até seis meses. Isso varia bastante entre uma pessoa e outra. Trata-se de um medicamento, que sofre interferência do metabolismo de cada um. Pessoas que têm expressões faciais mais fortes geralmente têm músculos faciais mais fortes, o que proporciona um retorno mais precoce à movimentação e formação de rugas. É importante esclarecer que o efeito vai reduzindo aos poucos, então, mesmo que ainda haja alguma toxina atuando na junção neuromuscular próximo aos seis meses da aplicação, a maior parte já foi consumida e as rugas voltaram a se formar.

Posso fazer e voltar para o trabalho?
Sim. É um procedimento minimamente invasivo. Alguns cuidados são necessários e orientamos no momento da aplicação, mas geralmente não há impedimentos para retornar ao trabalho.

PREENCHIMENTOS FACIAIS

Os preenchedores ou fillers são grandes aliados da estética facial. Ao longo dos anos perdemos gordura em algumas áreas da face e isso traz um aspecto de envelhecimento. Ao preenchermos estas áreas, devolvemos esse aspecto de jovialidade à paciente. Algumas pessoas, mesmo mais jovens, têm geneticamente menos volume que outras, em áreas específicas da face, e desejam preenchê-las para obter um resultado estético agradável.

Existem vários tipos de preenchedores. Entre eles preferimos usar o ácido hialurônico, por se tratar de um produto bastante seguro, com mínimo potencial de reações inflamatórias, já que temos ácido hialurônico naturalmente no nosso corpo. Muitos chamam o procedimento de bioplastia, mas este é um termo usado exclusivamente para preenchimentos com PMMA (polimetilmetacrilato).

As áreas mais solicitadas para preenchimento são o sulco nasogeniano (bigode chinês), rugas periorais (código de barras), sulco nasojugal (pálpebras), glabela (região entre as sobrancelhas). Muitos pacientes também procuram para aumento de volume dos lábios, região malar (maçãs do rosto), mento (queixo), etc. Também podemos usar o ácido hialurônico para modelar o nariz em algumas situações, procedimento bastante conhecido como rinomodelação.

A aplicação é dolorosa?

Leia mais

A aplicação é feita com agulha bastante fina, o que para a maioria das pessoas é bem suportável. Podemos aplicar anestésicos em creme na pele, mas estes proporcionam apenas uma breve diminuição de sensibilidade. Algumas vezes fazemos bloqueios anestésicos quando necessário. Os ácidos hialurônicos mais modernos contêm anestésico em sua formulação.

Com que idade posso fazer?
Não existe idade limite determinada. Verifique com seu médico a necessidade de realizar o procedimento.

O resultado é imediato?
Sim. O efeito é visto imediatamente, mas o resultado final ainda melhorará em alguns dias.

Quanto tempo dura o efeito?
Para cada área diferente da face, usamos ácidos hialurônicos de concentrações diferentes mais adequadas, sendo que cada tipo tem duração diferente. Pode variar de seis meses a 18 meses, segundo os fabricantes.

Posso fazer e voltar para o trabalho?
Dependendo da área a ser tratada e da quantidade de ácido hialurônico que precisamos utilizar, pode ser necessário repouso no mesmo dia. No entanto, em muitos casos é possível voltar de imediato ao trabalho.

TERAPIA DE INDUÇÃO DE COLÁGENO

Consiste no estímulo de formação de colágeno novo e de retração do colágeno existente na derme da área tratada. O procedimento foi inicialmente denominado de microagulhamento, mas este vai muito além de um simples agulhamento.

O dispositivo usado, chamado roller, apresenta inúmeras agulhas de mesmo tamanho dispostas em distâncias iguais entre elas. Além do estímulo do colágeno provocado pelas agulhas, administramos medicamentos na pele, que penetram por esses furinhos e chegam diretamente até a derme, já que a barreira da pele já foi vencida, melhorando mais ainda o estímulo desse colágeno.

É um procedimento cujo resultado assemelha-se bastante ao resultado dos lasers ablativos como o laser de CO2. A área mais comumente tratada é a face, para melhorar rugas finas, poros abertos e cicatrizes de acne.

A aplicação é dolorosa?

Leia mais

Antes de iniciar o procedimento, passamos anestésicos tópicos na face do paciente. A analgesia é apenas parcial, mas promove mais conforto durante o procedimento.

Com que idade posso fazer?
Não há idade limite para mais ou para menos para se fazer o procedimento. Basta que haja indicação. Procure seu cirurgião plástico de confiança para definir se está indicado para você.

O resultado é imediato?
Não. Após o procedimento, há um espaço de tempo, entre 15 e 20 dias, para que comece a dar resultado, já que o organismo precisa de tempo para formar colágeno novo. O tratamento é feito em sessões mensais para atingir o melhor resultado.

Minha pele vai descamar?
A descamação da pele é comum, mas não é o objetivo do tratamento. A descamação ocorre pelo desprendimento da camada mais externa da pele, em virtude do estímulo das agulhas. O tratamento tem o objetivo de atingir a derme, camada mais profunda, para chegarmos ao resultado esperado. Portanto, o fato de não haver descamação em algumas pacientes não significa que o tratamento não foi efetivo.

Minhas manchas vão melhorar?
Manchas superficiais melhorarão pela descamação e estímulo de renovação da derme. Manchas médias e profundas geralmente não melhoram, ou melhoram temporariamente. É um benefício a mais do tratamento, apesar de não ser a sua principal indicação.

Quanto tempo dura o efeito?
O efeito dura enquanto durar o colágeno novo formado, já que existe naturalmente substituição das moléculas de colágeno pelo próprio organismo. Isto pode demorar de 10 a 12 meses, dependendo do metabolismo de cada pessoa.

Posso fazer e voltar para o trabalho?
Não. O procedimento deixa o rosto avermelhado por algumas horas, o que costuma se resolver em menos de 24 horas. Além da vermelhidão, os furinhos podem ser porta de entrada para sujeira na pele, portanto é necessário ausentar-se do trabalho no mesmo dia do procedimento.

FIOS DE SUSTENTAÇÃO FACIAL

Alguns pacientes tem flacidez de pele com queda de tecido facial discretas, que necessitam tratamento, mas em que a indicação de um lifting facial ainda não seria necessária. Para tanto, existem fios de sustentação facial, que dão um breve efeito de elevação dessas estruturas.

Para casos em que há indicação formal de lifting facial, os fios não trarão bons resultados. Dizemos que os fios de sustentação podem retardar a necessidade de um lifting facial, mas não substituem a cirurgia.

Existem fios absorvíveis, sendo o Silhouette® o mais famoso, e fios permanentes, sendo o fio russo o mais conhecido, havendo indicação específica para cada caso, sendo necessária avaliação com seu cirurgião plástico para definir a melhor escolha para você. O fio russo tem maior efeito de tração da estrutura, e o fio Silhouette® tem efeito de tração mas com predominante efeito de estímulo do colágeno.

A aplicação é dolorosa?

Leia mais

Ambos os tipos de fio são colocados com infiltração anestésica local, sendo portanto bastante suportável.

Com que idade posso fazer?
Não há uma idade limite para fazer este procedimento. Seu cirurgião plástico definirá se o procedimento está indicado para seu caso e qual o melhor tipo de fio a ser utilizado.

O resultado é imediato?
Nota-se resultado imediato, no entanto este resultado vai melhorando ao longo de dias ou até meses, dependendo do tipo de fio utilizado.

Quanto tempo dura o efeito?
O fio russo tem maior efeito de sustentação das estruturas, mas a duração do efeito depende da velocidade de envelhecimento natural de cada pessoa, o que vai conferir nova queda de estruturas em tempo impossível de avaliar. O fabricante do fio Silhouette® informa que há estímulo de colágeno por um prazo de até 18 meses, no entanto, na prática, essa duração é variável entre os pacientes. Envelhecimento natural do corpo, predisposição genética, alimentação e hábitos saudáveis interferem diretamente na duração do resultado.

Posso fazer e voltar para o trabalho?
Recomendamos ao paciente que tenha repouso no dia do procedimento. Em algumas situações, principalmente no caso do fio russo, pode ser necessário até três dias de repouso.